Terapia On-line como Recurso Terapêutico

Atualizado: Jan 8

Novos contextos pedem novas possibilidades e geram novos paradigmas!


Vivemos conectados o tempo todo, os recursos e possibilidades se ampliam diariamente, e por que não usar tudo isso para a nossa evolução pessoal?


No Brasil o recurso da Terapia on-line é relativamente recente, em outros países encontra-se em maior expansão. É comum o novo pedir o tempo da maturação.


Existem opiniões diversas sobre a ferramenta terapêutica on-line, alguns tecem criticas sobre a limitação em observar aspectos corporais, a impossibilidade de sentir a conexão com o partilhante, a facilidade em esconder aspectos, a possibilidade de o partilhante estar em múltiplas funções no momento da terapia, enfim, muitos apontamentos importantes que devem ser observados, mas que não devem encerrar as novas configurações.


Indo para além das restrições, muitas indicações podem ser consideradas, como a distância geográfica, estado físico ou emocional incapacitante, falta de profissionais, entre tantas outras.


A terapia on-line pode ser um portal de acesso e visita ao próprio mundo interior, onde alguns partilhantes poderão, além do recurso da fala, utilizar-se de outros dados de semiose como a escrita, as imagens, uploads, dowloads...


Para alguns, o afastamento físico e o conforto da sua casa será meio de liberação e aproximação com os conteúdos que lhe habitam.


São tantas as formas de existir no mundo, que ficar ingenuamente citando elas seria cair no reducionismo e ficar tentando emplacar subjetividades em verdades absolutas.


O mais importante em tudo isso é acolher os novos formatos como recursos possíveis, verificar em sua singularidade as possibilidades para o processo e assegurar-se que do outro lado esteja alguém capacitado para bem te acompanhar na linda viagem de volta pra sua casa interior.


Saiba mais

Posts recentes

Ver tudo

3ª Avenida, nº 601, Sala 303, Centro

Balneário Camboriú/SC - Brasil - CEP 88.330-087